RETRATOS DE SANTA CECÍLIA

Este Blog foi criado em comemoração aos 50 anos de História do Municipio de Santa Cecília... Sua História... Lendas... Legislações... Curiosidades... Aqui você encontrará um acervo histórico que fará você se encantar pela Capital da Madeira do Estado de Santa Catarina.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O Povoado de Santa Cecília



O Povoado do Município teve inicio em 1855 quando famílias procedentes de Rio Negro,no Paraná ,estabeleceram -se na região ,as margens do Rio correntes. Entre os pioneiros destacara-se: Goetten, Drissen,Rauen,Arbagaus e Granemann.
O distrito de Santa Cecília nasceu na localidade denominada Corrisco ou Serra Corrisco que, em 1874, foi elevado á categoria de Freguesia e,1938, passou a Categoria de vila com o nome Santa Cecília.
Formação administrativa: Freguesia criada com a denominação de Rio Correntes pela lei provincial numero 713, de 22de Abril de 1874,subordinado ao Município de Curitibanos.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911,o distrito de Rio Correntes figura no Município de Curitibanos.Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Santa Cecília no Rio Correntes,quadro fixado para vigorar de 1939-1943,o distrito de Santa Cecília ex-Santa Cecília do Rio Correntes. Elevado a categoria de município com a denominação de Santa Cecília pela lei estadual numero 348, de 21de junho de 1958, desmembrando de Curitibanos.
Sede no antigo distrito de Santa Cecília. Constituído do distrito sede instalado em 5 de agosto de 1958. Em divisão territorial datada de 1 de julho 1960,o município e constituído de distrito sede pela lei estadual numero 822,de 7 de maio de 1962,é criado a distrito de Timbó Grande anexado aos municípios de Santa Cecília. Em divisão territorial datada de 18 de agosto de 1988,o município e constituído de 2 distritos. Santa Cecília e Timbó grande.
Pela lei Estadual numero 7581,de 26 de abril de 1989 ,desmembrou do município de Santa Cecília distrito de Timbó Grande,elevado a categoria de municípios. Em divisão territorial datada de 1 – VI-1995, o município é constituído de distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.Alterações toponímicas distritais Rio Correntes alterado,em divisão de 1933.Santa Cecília do Rio correntes para Santa Cecília. Alterado em divisão em 1939-1943.
O município de Santa Cecília teve seu desenvolvimento econômico muito lento devido a vários motivos, um deles foi no ano de 1914,onde tropas de jagunços providos da Guerra do Contestado invadiram a cidade recém criada,destruíram varias casas incendiando-as,obrigando a população a abandonarem seus lares.Mas a persistência dos colonizadores e a vontade de reerguer a cidade foi maior.
A economia do município inicialmente baseava-se na agricultura, os colonizadores que aqui se instalaram plantavam para a instalaram plantavam para própria subsistência e alguns já comercializavam.
A região sul do Brasil em sua história sofreu com grandes desmatamentos e a procura das chamadas madeiras nobres para a indústria moveleira além da construção de casas.
Nos interiores dos municípios da região do Contestado, espalhados pelas zonas rurais, ainda encontram-se pinhais, ervais, imbuias, faxinais e as capoeiras por vários motivos preservados da ação humana,testemunhas restantes da majestosa Floresta Araucária,que tanto pode se instrumentar o cientista que a investiga como inspirar o poeta que a respira. (Tome,Nilson1995,p.32)
O que se nota é que a história regional ficou marcada por serrarias, depois por laminadoras e agora pastas mecânicas com os compensados. Essas foram às bases da região na economia, e Santa Cecília também teve sua economia voltada ás madeireiras.
O município Santa Cecília, localizado no meio da floresta araucária, começa seu desenvolvimento econômico baseado nas madeireiras, o município tem sua história ligada com a abertura do “caminho do sul”ou “estrada da mata”,estrada por onde os tropeiros conduziam com suas tropas de muares e bovinos do Rio Grande do Sul a São Paulo.
Muitos imigrantes e seus descendentes do Rio Grande do Sul se interessaram pelo seu potencial florestal e foram aqui se instalando. Motivados pela chegada da Br2,sucessora da estrada da mata e hoje Br116,começaram a chegar a Santa Cecília as primeiras indústrias que implantaram suas serrarias e fabricas.
A primeira serraria a se instalar no município de Santa Cecília foi à do Sr.Mauro Granemann,instalada na sede do município. Nesta época de 1940 a 1970,as primeiras indústrias existentes na região e no interior do município eram:
Afonso Ritzmann,que tinha três serrarias;
Malucelli,serraria e fábrica de caixaria;
Ernesto de Lorenzo e Irmão Scariot;
Irmãos Mello;
Ildefonso Mello;
Abrãao Mussi;
Amadeus Pinto;
Irmãos Pereiras;
Orestio José de Souza;
Gavazoni e Dorigon;
Alfredo Pigatto e Cia LTDA, onde hoje é a indústria Bonet
Foram essas primeiras madeireiras que deram a Santa Cecília a economia gerada até hoje na cidade. Foi um desenvolvimento extremamente dependente a extração madereira, que é a base da economia,foi uma questão de tempo para que o município destacasse, gerando emprego urbano e rural, aumentando trabalho produtivo e a economia
Atualmente hoje conta com um desenvolvimento baseado em produção agrícola,pecuária,madeireiras principalmente corte e plantio de pinus,o que aumenta cada dia e está acabando com a mata existente ao redor da cidade.

Fonte: Biblioteca Municipal de Santa Cecília – SC
Câmara Municipal de Santa Cecília – SC
http://ceciliense.blogspot.com/

2 comentários:

Diego Rogério Goetten disse...

Parabéns pelo Blog Retratos de Santa Cecília. E´muito bom ver que os jovens estão dando mais atenção para nossa história. Bela iniciativa. Sinto-me orgulhoso por ver que o material do Blog Ceciliene serviu como fonte ao belo trabalho de vocês.
Parabéns e contem sempre com nossa ajuda.
Diego Rogério Goetten.

Unknown disse...

Sou Irineu Stephane moro atualmente em Mafra sc nasci no Goulart onde na época meu avô Pedro Martins Stephane e meu pai Lores Estephane tocavam a serraria Vista Alegre tenho boas recordações boas do que lá vivi