RETRATOS DE SANTA CECÍLIA

Este Blog foi criado em comemoração aos 50 anos de História do Municipio de Santa Cecília... Sua História... Lendas... Legislações... Curiosidades... Aqui você encontrará um acervo histórico que fará você se encantar pela Capital da Madeira do Estado de Santa Catarina.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

O início...


O conhecimento histórico mais remoto dos habitantes da serra e planalto catarinense, faz referência à duas tribos indígenas: os Kaigangs e os Xoklegs, tribos das quais encontra-se sinais de sua cultura, nessa região, há aproximadamente 4 mil anos.
A denominação “Kaigang” define genericamente e ao mesmo tempo, a população e o nome da língua falada. Na bibliografia arqueológica, eles são conhecidos como “Tradição Casa de Pedra” e “Tradição Itararé”. Embora exista volumosa bibliografia e inumeráveis conjuntos de documentos não publicados sobre os Kaigangs, ainda se conhece pouco sobre os seus ascendentes pré-históricos.
Os Kaigang ocupavam tanto aldeias a céu aberto quanto aldeias formadas por casas semi-subterrâneas nas regiões mais altas e com baixas temperaturas médias.
Essas casas eram escavadas no solo, de modo a ter o formato de uma seção de um cone, e sua cobertura, uma estrutura de madeira coberta com uma camada impermeabilizante de argila sobre palha, teria forma aproximada de uma semi-esfera. Vista da superfície do terreno, essas casas pareciam com um montículo, provavelmente cobertas de vegetação rasteira. As casas poderiam alcançar diâmetros de até 22 metros e até 11 metros de profundidade. a quantidade dessas casas é variável e algumas aldeias chegaram a ter de até 67 casas.
Os Kaigang possivelmente abandonaram as casas semi-subterrâneas devido à perda de seus territórios durante as guerras tribais contra os Guaranis e nas guerras de conquista travadas com os brancos. As aldeias eram instaladas em áreas florestadas ou nas margens dos campos naturais.
Além, de realizarem umas explorações intensas de pinhão, que era considerado a base de sua dieta, também praticavam a agricultura em clareiras dentro da mata. Sua cultura material também era composta predominantemente por objetos perecíveis e, se comparamos aos Guaranis, houve bem menos estudos e poucas coisas são conhecida. O mesmo ocorre com a cerâmica, porém os primeiros estudos já mostram que era utilizada basicamente para preparar alimentos . Suas ferramentas de pedra tinham funções similares às dos Guaranis .
Xoklengs
A denominação “Xokleng” define, genericamente e ao mesmo tempo, a população e nome da língua por eles falada. Na bibliografia arqueológica eles são conhecidos como “Tradição Itararé “.Apesar da volumosa bibliografia e da inumeráveis conjuntos de documentos não publicados a seu respeito, ainda se conhece pouco sobre os seus ascendentes pré-históricos.
Através do dados divulgados na bibliografia arqueológica os ascendentes dos Xokleng devem ter sido empurrados para fora do lado oeste da região sul do Brasil, no sentido do litoral dessa região, na época da chegada e das primeiras expansões Guarani, por volta do ano zero.

Nos registros históricos , os Xokleng só foram encontrados já nas áreas próximas do litoral sul-Brasileiro .Suas aldeias eram geralmente pequenas, no litoral das florestas, abrigando habitantes poucos numerosos. Também ocupavam abrigos sobre rochas e casas semi-subterrâneas. Fabricavam vasilhas cerâmicas semelhantes Kaigangs, devido as pesquisas pouco sistemáticas realizadas até o presente, é problemático definir as diferenças. Sua funcionalidade estaria também ligada ao preparo de alimentos. O que se tem de concreto é que essas tribos habitavam essa região. Infelizmente maiores detalhes da sua cultura ainda foram pouco estudados e divulgados.

Nenhum comentário: