RETRATOS DE SANTA CECÍLIA

Este Blog foi criado em comemoração aos 50 anos de História do Municipio de Santa Cecília... Sua História... Lendas... Legislações... Curiosidades... Aqui você encontrará um acervo histórico que fará você se encantar pela Capital da Madeira do Estado de Santa Catarina.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

É ASSIM QUE ACONTECE...

PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO - É ASSIM QUE ACONTECE...
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


Dando continuidade à elaboração do Blog - Retratos de Santa Cecília - SC, os professores Paulo Cesar Munhoz Torres,Mariza Aparecida Granemann de Almeida,Marlene Aparecida Alves de Medeiros e Magali de Souza orientados pela tutora Franciane Coimbra, elaboraram o Projeto " É ASSIM QUE ACONTECE", com o objetivo de, a partir deste Blog, montar um jornal impresso, divulgando projetos, acontecimentos e principalmente a produção dos alunos da rede municipal e estadual do município de Santa Cecília.
O Projeto visa utilizar o potencial dos meios de comunicação (jornal impresso) democratizando-o e oferecendo oportunidade de expressão aos alunos e a escola em geral, fazendo um registro de todas as atividades realizadas nas unidades escolares, onde nesta edição terão como fonte o Blog de Santa Cecília, informando a comunidade em geral sobre trabalhos desenvolvidos nas escolas do município.
Por ser um projeto que terá um fim bem específico, faz-se necessário deixarmos claro quais os passos a serem dados para a construção do mesmo.
1- Registro das atividades:
Sabemos que toda unidade escolar busca, de maneira criativa uma melhor assimilação por parte dos alunos do conteúdo repassado, porém peca-se muito no registro destas atividades e principalmente em sua divulgação. Este registro será realizado através de uma máquina fotográfica digital, buscando informações importantes, aqui no caso, sobre o município de Santa Cecília.
2- Elaboração do jornal impresso:
Após tendo em mãos todas informações, organizar em um micro computador um jornal – boletim com todas as informações, para que as mesmas sejam impressas e distribuídas entre a escola e entre os próprios alunos, impressão esta divulgada em um periódico e distribuida à comunidade e principalmente aos alunos, como forma de incentivo e informação.

TEXTOS ESCOLHIDOS E PUBLICADOS


Infância Querida

Lembro-me da minha infância querida, aqueles tempos de vida que hoje não voltam mais...
Trabalhei desde criança, penava para ir a escola, pois a distância era muita, 15 km me cansavam mas não puderam me fazer perder a esperança.
Na escola a professora era estimada e respeitada, pois se ao contrário fosse, éramos severamente castigados com palmatória ou então, um punhado de milho ou feijão no canto da sala era jogado e nós ficávamos ali ajoelhados, desolados.
Lanche? Ali não tinha merenda ou cantina, só a marmitinha gostosa que nossa mãe cuidadosa preparava, e assim nessa escola fiquei apenas por três meses, fui aprender a ler e a escrever bem mais tarde lá fora com a vida dura que levei.
Na minha juventude conheci uma linda jovem e me apaixonei, pois impressionado fiquei com tamanha beleza, delicadeza e simplicidade. Nosso namoro era inocente e puro, naquele tempo o pegar na Mao e o beijo com respeito ainda estavam na moda... Depois de algum tempo fui pedir a mão dela em casamento e para minha alegria seu pai nos deu o consentimento. Desse casamento feliz, doze filhos nasceram que me deram quarenta netos e nove bisnetos.
Agradeço a Deus todos os dias, pois muitos presentes ele me deu, moro nesta cidade amada que há cinqüenta anos foi emancipada e da sua história eu faço parte das casas que aqui existem, muitas ajudei a construir, levantei também as primeiras escolas com merenda e bons professores. Tive reconhecimento e gratidão e até para vereador esse povo me escolheu!
Para os poucos que não me conhecem meu nome é Denival e assim vou terminando de contar a minha vida que segui até aqui e que muito ainda quero caminhar nessa minha Santa Cecília, terra abençoada, onde construí minha jornada.

Aluna: Larissa dos Santos
Escola de E. B Profª. Dilma Grimes Evaristo
Texto Memórias, baseado na vida de um morador antigo do bairro.
Santa Cecília
Santa Cecília tem vento
No alto da serra
Tem muito acolhimento
Já viveu perto da guerra.

Santa Cecília é minha terra
Tenho orgulho deste chão
Terra das araucárias
Que produz o pinhão.

Santa Cecília tem
Cinqüenta anos de idade
Quem por aqui passa se encanta
Com a beleza desta cidade.

Santa Cecília
Terra do frio
O campo fica branquinho
Coisa assim nunca se viu!

Aluno: Josnei P. de Melo
Escola: E.E.B “ Irmã Irene”
O lugar onde vivo
Lá vem o trem
Cheio de vagões
Por cima da linha
Lá vem o trem...

De manhã quando acordo
A terra está toda branca
Olho pela janela e vejo a geada, o vento soprando
Cortando nosso rosto.

De longe avisto o gaúcho
Homem de ferro
Que chama atenção
Dos que passam na BR.

É o lugar onde vivo
Distante da cidade
Mas com muita paisagem.

Aluna: Marília P. Teixeira
Escola: E.I Tereza Estoqueiro Viapiana